domingo, 1 de dezembro de 2013

A primeira viagem de ANGELinA: - Brasil, Uruguay e Argentina.

Eu com ANGELinA...


                                                                                by Morgade
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
                                                                                                              
    

Planejamento:

- Querendo ou não é o único caminho! Sem grandes pretensões, quero ajudá-lo(a) a programar sua viagem de uma maneira simples, pulando algumas etapas desnecessárias. Minha viagem nasceu de um sonho quando ainda muito jovem em ter uma moto confiável para longas distâncias e conhecer Colônia do Sacramento  no Uruguay. De quebra, conheci o Sul do Brasil, toda a Costa Leste e Sul do Uruguay e boa parte da Argentina, inclusive suas Capitais. Foram 5.600 Km em 7 dias. Detalhe, sem nenhum incidente (Rota de Angelina).

O Sonho de Muitos
: 

- ANGELinA..., uma BMW G650 GS 2013 da Power Motorrad . Só faltava planejar a viagem. Mas, por onde começar...? Foram dois longos meses de trabalho. Alguns livros, contatos com pessoas que já viveram esta experiência, algumas consultas a blogs e muita internet. Muita pesquisa de preços para a aquisição de equipamentos, acessórios essenciais para a viagem e para a moto, ferramentas, materiais diversos, um vestuário adequado, seguro, confortável e toda a documentação necessária (e olhe que não é pouca...).

Comecei pelos Acessórios: 

- Top case, Bauletos e Suportes (Kantaloo/Trial Moto Parts); Alças de Bauletos GIVI (Motoatacama); Grelha de Top case (EHD Life Style); Base ampliada Big Foot Skydder (Motopointrc); Encosto do Garupa GIVI (Marquinho Moto) vai que...; GPS Blindado com Bluetooth (Aquarius Duas Rodas); Suporte de Guidão para Celular GIVI (Adão Metais);  Sistema de Ajuste de Bolha (Touratech); Defletor de Bolha (Adão Metais); Riser Elevador de Guidão (Touratech); Conforto de banco para o piloto (pelego da Selaria Lavras); Protetor de Farol (Adão Metais), Protetor de Mãos (cortesia da Power Motorrad), Protetor de Motor (Power Motorrad) e Protetor do reservatório do fluído de freio traseiro (Trail Moto Parts) ; Tanque sobressalente de combustível de 5 litros (Garra 4X4); Adesivos resinados (Prime Adesivos); Pneus Metzeler Karoo 3 (Varella Motos); Tomada 12V de painel (Gp Car Comercio Pecas Acessórios Ltda.); Plug de tomada 12V BMW (Power Motorrad); e, o Cruiser Control que não comprei... (e paguei caro por isso!). Mas já instalei e funciona mesmo (Motoatacama).

Depois Vestuário

- Capacete Aberto NASA (Hélio Motos Outlet); Conjunto Alpinestar Andes (2E Motos); Segunda Pele (calça e blusa) Thermoskin Curtlo (2E Motos); Balaclava Thermoskin Curtlo (Prover Motos); Luvas em Couro (Prover Motos); Botas em Couro Azimute (Difranca Calçados); Óculos Night Drive (Ótica Betel); Obs.: Faltaram as luvas e meias de segunda pele Thermoskin Curtlo... Mas já comprei (Adão Metais). A frase é forte, mas é verdadeira: - Para andar de moto, devemos nos vestir para "cair" e não para "desfilar"!

Em seguida as Ferramentas

- Conjunto de Ferramentas Robusti e Belzer (Loja 22); Kit de Reparos para Pneus e Ampolas de Ar Comprimido (Moto Racer). Este item é um capítulo a parte. A decisão do que levar não é fácil. Primeiro porque as ferramentas originais são muito caras. Então resolvi montar meu conjunto. A partir de alguns sites e blogs, comecei por um estojo de ferramentas da Onzebox. E através de muita consulta, decidi por montar as minhas, conforme sugerido no blog do Binho da própria Touratech. Os demais itens são os que constam na maioria dos blogs de viajantes. Funciona! Querendo ou não, isto te dará tranquilidade para a sua viagem. Jamais pense que você não precisará delas!

Equipamentos úteis: 

- Adaptador Universal de Tomadas (útil para quando você chegar cansado em um dia de viagem e notar que a tomada do hotel não tem qualquer identidade com a maioria dos seus equipamentos...); - Carregador de Bateria Inteligente (para aqueles dias você esqueceu algum equipamento ligado na moto...); - Bateria Reserva de 12V e 5A/h (pelo mesmo motivo...); - Voltímetro digital para controle de carga da bateria.

Materiais Diversos: 

- Manual da Moto (leia sempre que puder alguns detalhes de funcionamento e manutenção para um mínimo de conhecimento de sua moto); Uma capa para cobrir todo o conjunto (Cortesia da Power); Kit de Primeiros Socorros Curtlo (Bivak); Organizer Curtlo (Bivak) para deixar sua roupa organizada dentro dos Bauletos; Necessaire Curtlo (Touratech) para produtos de higiene pessoal; Uma calça jeans; Uma camisa boa; Algumas camisetas velhas para deixar pelo caminho; Uma sandália; Um par de tênis; roupas íntimas e sacos impermeáveis (Casa do Brother). Só isso...

A Documentação

- Documento de Identidade “atualizado” (com no máximo 10 anos de uso, não arrisque!); Habilitação sem nenhuma restrição; Documento de Propriedade do Veículo (caso o veículo esteja alienado, providencie a autorização da financeira antes de sair do País); Licenciamento do Veículo em dia; Extensão de Perímetro de sua Seguradora (custa o equivalente a 10% do seu prêmio já contratado); Carta Verde (deve ser solicitado junto à sua seguradora, ou se preferir, nas aduanas você também consegue, fica até mais em conta); Passaporte (acabei usando o meu em duas oportunidades); PID (Permissão Internacional para Dirigir), vá pessoalmente ao Detran de sua cidade. Fica pronta em 3 dias úteis. Este documento é exigido apenas no Chile. Mas causa uma boa impressão nos demais países; Não sei se é lenda ou verdade, mas no Uruguay, os policiais exigem que você tenha também em sua bagagem um lençol branco, prá quê? - Em sinal de respeito, cobrir corpos que você eventualmente encontre em seu caminho naquele País!; e finalmente, instale uma pequena Bandeira do Brasil (tem policial que vai te cobrar...).


Nota: - Gastei o equivalente a 1/3 do valor que gastaria sem pesquisar preços para adquirir todo este aparato. Optei por produtos mais simples, menos sofisticados, alguns não originais, mas de qualidade e também através muita negociação com os fornecedores. Ah, porque Angelina? Eu explico: - É para mim a mais bonita (das BigTrails...); Desejada pela maioria dos homens; e que, dificilmente será minha! Obs.: Tenho 59 anos e uma dívida que devo pagar em 5...! rsrsrs... 


Adaptações e instalações necessárias

Segue a instalação de alguns itens que ajudam no conforto, performance e segurança: - Bauletos, alças e suportes laterais; - Top case com grelha e suporte da base; - Defletor de bolha; - Ajuste de bolha; Prolongador e defletor de bolha; - Antena corta pipa (na dúvida, coloque duas...); - Alargador de descanso lateral (Big Foot); - Prolongador de espelho retrovisor; - Riser elevador de guidão; - Cruiser de manopla do acelerador; - Protetores de mão; - Protetor de motor original; Protetor de carter (skidplate); - Protetor lateral de carenagem; - Medidor de temperatura do óleo do motor; - Galões reserva de combustível (5L); - Reservatório de lubrificante (2L); - Mala de tanque com anel adaptador; - Porta Mapas e Bússola; - Pelego de banco (sela); - Tomada 12V de painel; - GPS resistente a chuva; - Case de painel para celular; - Farol de milha (10w) LED; - Protetor do ABS dianteiro; - Protetor traseiro anti spray; - Grade protetora de farol; - Protetor de reservatório de fluido de freio traseiro; - Protetor de pistão do freio traseiro; - Protetor do disco de freio traseiro; - Alargador de pedal de freio traseiro; - Pedaleiras off road em inox; - Prolongador (bico de pato) do para lama dianteiro; - Pneus on/off road; - Apoio de encosto traseiro; - Protetor de escape em amianto (para conforto do garupa); - Guia e protetor de queda de corrente; - Protetor de radiador; - TPMS (Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus); Tomada USB com saída DC 5V com voltímetro resistente a água ; - Suporte para GPS.

Informações Práticas: 

- Tá meio caidão? Se sentindo abandonado? Programe sua viagem! Melhor terapia que essa não existe! Prepare-se para o assédio e o carinho de várias pessoas que te procuram espontaneamente. E as crianças então, te tratam como se você fosse um super herói... Quando começar sua viagem, esqueça o odômetro. Preocupe-se apenas com o tempo!; - Faça paradas apenas para o abastecimento da moto e/ou para se alimentar com comidas leves, isotônicos, café, etc..., isso demora em média 30 minutos. Certifique-se de que a gasolina que você está usando é adequada para sua moto. Você encontra na internet recomendações sobre este assunto (basicamente por conta da octanagem); - As paradas mais longas, deverão ser apenas para dormir. Consulte seu médico e leve relaxantes musculares, isso também ajuda. Desta forma o seu rendimento será muito melhor; - Evite viajar no período da noite e para que isso aconteça, você deve se preparar. Uso de farol de milha é imprescindível! Acabei instalando os meus; - Faça sempre que possível alongamentos antes de começar seu dia de viagem; - Você irá descobrir com tempo, qual é o seu limite. Não se assuste com a adrenalina de querer ficar o tempo todo viajando. Todos acabam tendo esse comportamento. Eu acabei por descobrir que o meu limite era o equivalente à 1.000 km/dia. Uns dias um pouco mais, outros pouco menos...; - No período de aproximadamente 90 dias que antecede sua viagem, procure fazer qualquer atividade física ou pelo menos caminhadas diárias. Senão você não aguenta nem 100 km/dia. Acredite!; - Sempre que possível e de uma maneira segura, procure alongar o corpo ficando em pé em sua moto, apoiando-se, é lógico, apenas no guidão e pedaleiras. Aproveite os trechos com radares e limite de velocidade baixa para fazer isso. Ajuda a relaxar e você não se aborrece; - Cuidado com a quantidade de roupas que você levará em sua viagem. Com o uso do conjunto Segunda Pele (balaclava, blusa, calça, luvas e meias), faz com que você diminua a troca excessiva de roupas, e diminua a quantidade de sua carga (roupas sujas). Ao final de cada jornada, tome um banho quente com todo o conjunto. Retire o excesso de água e pendure para secar. No dia seguinte ela já estará limpa e pronta para a próxima etapa. Em minha viagem, não utilizei nem metade da roupa que levei; - Em relação ao conforto do banco, todo mundo torceu o nariz quando viram o "pelego" que adaptei no banco da Angelina. Parti do princípio que os antigos tropeiros adotavam. Usavam pele de carneiro em cima do arreio para vencerem longas distâncias. Depois em consulta aos sites de viajantes, principalmente os europeus, descobri que este produto já foi adotado por muitos há tempos; - Se você está com dúvidas sobre qual pneu deverá usar para sua viagem, não perca mais tempo. O Karoo 3 da Metzeler é para mim o melhor que já usei em muitos anos de estrada. Comecei a viagem com o pneu "zerado" e após 6.000 Km está em excelente estado. Ele é muito bom na terra e também no asfalto. O dianteiro está praticamente novo. Vale conferir!; - Faça um check list para sua viagem. Isto ajuda você não esquecer nenhum item (e olhe que não é pouco...). Existem várias opções na internet. É só escolher um que se adapte à sua aventura. Outro item não menos importante é a lubrificação do kit de transmissão: coroa, corrente e pinhão. Neste caso, não perca tempo. Use o C4 Chain Lube Factory Line Motul (Remotox) a cada 500 Km rodados, desta forma você aumentará a vida útil do kit. Mais um detalhe, fique atento com a acomodação de toda sua carga. Procure usar o top case apenas para as coisas mais leves. Nos bauletos, acomode as cargas mais pesadas ao fundo e na parte dianteira, e depois verifique se estão com pesos aproximados. Desta forma você mantem todo o conjunto mais estável. 

A Viagem: 


- Uma coisa é certa. Você terá que se decidir sobre, como será sua viagem: - de Turismo, uma Reportagem ou simplesmente "Andar de Moto". Eu optei pela terceira. Caso seja esta também sua escolha, esqueça as demais. Se quiser fazer o registro de sua viagem, leve um garupa. Não dá tempo... Procure estabelecer datas para vencer suas etapas. Tenha um objetivo! A própria Seguradora exigirá isto de você quando da contratação da Extensão de Perímetro de seu seguro em relação às datas de entrada e saída dos países vizinhos. No meu caso, marquei um compromisso com um amigo em Buenos Aires, não fosse isso, tenho a certeza de que não teria cumprido algumas etapas de minha viagem. Com relação aos horários e períodos de descanso, não se preocupe. A adrenalina é tanta que você naturalmente começará sua jornada nas primeiras horas do dia, e o próprio cansaço da viagem faz com que você durma como um passarinho. Antes de sua partida, procure andar com sua moto fazendo pequenas viagens para sentir o equipamento. Eu rodei uns 600 km até que chegou a hora da primeira revisão. Saí de São Paulo e fiz minha primeira parada técnica na casa de amigos em Bertioga (Porto Kanoas) para os últimos ajustes nos equipamentos. Dia seguinte fui direto para Floripa. Optei por viajar pela BR 101 até Peruíbe para depois seguir pela BR 116 que requer bastante atenção devido ao grande número de caminhões e longos trechos com monitoramento de velocidade (...e acreditem: - 60 km/h). Partindo de Floripa, tinha a intenção de dormir na última cidade da BR 101, antes da travessia para a cidade de Rio Grande – RS. Mas infelizmente errei a entrada para o litoral e segui pela Free Way, para o olho do último ciclone ocorrido na região. Foi uma experiência difícil. Andei aproximadamente 300 Km com chuva intensa e vento lateral. Mas valeu! Com a nova rota, acabei parando em uma pequena cidade chamada Cristal (Pousada Pedra Bonita). Daí, direto para Colônia do Sacramento – Uruguay. Passando pela Reserva do Taim, lugar maravilhoso, mas muito triste... Nunca vi tantos animais mortos de uma vez só. Alguém tem que fazer alguma coisa para que não matem tantos bichos! A biodiversidade é exuberante. Os animais na tentativa de migrarem de um lado ao outro da estrada, acabam sendo atropelados. Mesmo tendo todo o cuidado de andar em baixa velocidade, quase atropelei um pequeno Preá. Foi um excelente teste para os ABS de Angelina. Funcionam! A quantidade de pássaros é enorme. Ví todo tipo de animais, mas infelizmente, a maioria mortos. Chegando no Chui, aproveitei para fazer cambio e comprar um chip de celular pré-pago (fica mais barato do que seu uso em roaming). Em seguida todos os procedimentos de fronteira para dar entrada no Uruguay. O impacto é grande quando você entra naquele país. O visual é demais. Estradas largas e bem conservadas. Patrimônio histórico preservado, vale a pena. Cheguei em Montevidéu no final do dia e vi que havia tempo para chegar em Colônia no mesmo dia. Foi o que fiz. 175 km em estrada de pista dupla, muito bem sinalizada, e um detalhe: todos os trevos são iluminados. A entrada em Colônia é de cinema. Palmeiras Centenárias nos dois lados da estrada, onde você anda mais de 10 Km com este visual. Fui direto para o porto para tratar da travessia com o Buquebus para Buenos Aires. Tudo acertado, fiquei rodando na cidade de Colônia até as 3h00 da madruga, quando daria início aos procedimentos de migração (visto, check in e guardar a moto no estacionamento localizado no porão do navio). Para quem se interessar, paguei o equivalente a R$250,00 (eu e Angelina) no Barco Eladia Isabel (talvez o maior deles). Serviço de primeira classe. Partindo de Colônia às 5h00, chegamos em Buenos Aires às 8h30. O visual é de tirar o fôlego. Tanto na travessia, quanto na chegada à Buenos Aires. Vale a experiência. Em seguida, café da manhã com amigos em Buenos Aires no Dazzler. Duas horas me fartando como cortesia do hotel (acho que os impressionei pela indumentária...). Pelo horário calculei que daria tempo para chegar no mesmo dia em Uruguaiana, primeira cidade brasileira ao norte da Argentina. E fui... Esta opção, talvez pelo cansaço, foi a pior etapa da viagem. Cheguei na aduana 23h00. Mais uma vez todo aquele procedimento de migração. Na manhã seguinte segui pela Rota dos Pampas com destino a Florianópolis (os destaques deste trecho são: as pequenas cidades, gente boa e as grandes fazendas de pecuária). Foram 15 horas de viagem, só parando para abastecer. Não foi fácil, mas muito prazeroso. De Floripa, direto para Sampa no dia seguinte. 
É isso aí... Até a próxima aventura! Se tudo correr dentro do planejado, em Novembro de 2016 deveremos ir para Santiago do Chile, mas com um detalhe: passando na volta pelo DESERTO DO ATACAMA! 
Abraço a todos!

Seguem algumas imagens da viagem:


                                                                                                          by Thiago


Chegada ao Uruguay...


Mirante de Floripa...



O céu de Montevidéu... É assim mesmo!



Sol saindo no horizonte do Rio de la Plata...



Interior do Buquebus...


Era para descansar, mas quem consegue...


Vale qualquer sacrifício...


Mais...


É de tirar o folego...


Mais...


Voltaremos em breve...




Chegando em Buenos Aires...


O dia ajudou...


Quase lá...


Porto Madero...


ANGELinA no porão do navio...




Ribeirão da Ilha em Floripa já voltando prá casa.  Recanto Açoriano, parada obrigatória...




Uma das melhores padarias de Floripa...



Fazendas de Ostras ao Sul de Floripa. Lugar mágico...


ANGELinA só filmando...



Parada Ferretti em Barra Velha... Obrigatória também!






Loja da Touratech em Joinville - SC







ANGELinA Surfista!!!







Portokanoas, Bertioga - SP


Na paquera...


Puro acaso...



Banho merecido...



ANGELinA Mad Max...




E esse é o Brad Pitt...




                                                              by Sah

ANGELinA me levou pra voar...




...na Pedra da Gávea no Rio!

                                                                       by Gui Gama 

Angelina hoje...
                                                                         by Morgade


Futuro...







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